A fotografia lifestyle está cada vez mais sendo procurada, por ser um estilo autêntico, único e natural

Se você nunca ouviu falar em fotografia lifestyle, aqui vamos explicar em detalhes! E garantimos que você vai se interessar por esse estilo que está se tornando o preferido de quem quer inovar nas coberturas fotográficas, seja de casamento, newborn, batizado, aniversários, entre outros.

 

A FOTOGRAFIA LIFESTYLE

 

Ensaio Gestante Lifestyle

 

É um tipo de fotografia que prioriza a naturalidade e a simplicidade na hora de realizar um registro fotográfico. Ao mesmo tempo em que muitas pessoas tem investido cada vez mais em tirar selfies perfeitas e super produzidas, esse estilo de fotografia defende uma proposta contrária, a de conseguir capturar os sentimentos de uma cena.

Por isso, a fotografia lifestyle é única, por possuir uma proposta totalmente diferente, visando capturar a espontaneidade daquele momento.

É o que há de mais verdadeiro na produção fotográfica. Claro que também existe uma preocupação com a luz, cenário, figurino, posição, mas a ideia é capturar sentimentos e expressões que são típicos daquela pessoa que você está fotografando, algo que seja genuíno.

Por isso esse estilo é tão especial e personalizado.

 

MAS O QUE SIGNIFICA FOTOGRAFIA LIFESTYLE?

 

Fotografia lifestyle familia

 

O termo lifestyle, originário do inglês, quer dizer “estilo de vida”. Ou seja, a fotografia lifestyle registra os momentos do dia a dia do que está sendo fotografado, seja um momento família, newborn, aniversário, casamento, ou até mesmo um evento corporativo, a entrega de um prêmio, por exemplo.

O objetivo, não importa o “tema fotográfico”, é registrar a veracidade de uma determinada cena. É menos clássico, menos posado e produzido.

É algo mais solto e espontâneo, sem ter a famosa “pose para a foto”. Mas claro que, como dito anteriormente, existe uma técnica por trás, e inclusive, muitas vezes a direção de modelos dentro daquele cenário.

 

6 DICAS DE COMO TER UM LINDO ENSAIO DE GESTANTE 

 

EXISTE ALGUMA PREPARAÇÃO PARA UM ENSAIO DE FOTOGRAFIA LIFESTYLE?

 

Picnic fotografia lifestyle

 

Normalmente antes do evento em que vai se fotografar no estilo lifestyle, tem um encontro onde o fotógrafo tenta saber mais sobre o estilo de vida das pessoas a serem fotografadas.

O que gostam de fazer, qual ambiente ficam mais confortáveis, enfim, é preciso investigar mais a história daquelas pessoas, pois a fotografia lifestyle irá justamente contar aquela história.

Por isso a situação a ser montada para as fotos deve ser familiar, as pessoas já tem que estar acostumadas a ela para poderem relaxar, agir naturalmente e sorrir.

Vale muito mais, por exemplo, fazer um ensaio de fotografia de família em um parque que costumam frequentar, do que em um ambiente onde nunca estiveram.

Pois o objetivo final daquele registro fotográfico é justamente deixar guardado um sentimento, contar a história de vida daquelas pessoas naquele momento.

 

QUALQUER FOTÓGRAFO PODE REALIZAR FOTOGRAFIA LIFESTYLE?

 

Lifestyle photography

 

A princípio, não existe nenhuma técnica especial para se fazer fotografia lifestyle, mas é preciso ter um olhar muito apurado, ser detalhista, observar as cenas com uma certa poesia. Outra característica é ter facilidade de se colocar no lugar daquelas pessoas, perceber quando estão se sentindo confiantes e confortáveis ou quando estão “forçando” uma pose.

Cada família tem um jeito de ser e de se relacionar, e saber identificar isso é fundamental para que as fotos saiam o mais natural possível.

Num ensaio de fotografia newborn, por exemplo, é preciso entender aquele bebê, saber qual posição ele costuma ficar mais tranquilo, e não forçar posições diferentes daquilo, para que o resultado seja mesmo uma lembrança de como ele é.

Ou seja, tudo é uma questão de observação e prática. Quanto mais o profissional fizer ensaios de fotografia lifestyle, mais ele vai se sentir confiante.

Mas para quem está começando, aqui vai uma dica: não peça poses para as pessoas que serão fotografadas; peça interações, movimento, ações. Se for em um ensaio de casal, peça que conversem sobre determinado assunto ou que contem sobre a primeira vez que se conheceram. Certamente dali vai sair um sorriso, um afeto.

Bom, agora que você já conhece mais sobre esse estilo de fotografia, que tal implementá-lo em seu próximo ensaio?

 

VOCÊ SABIA QUE O ELPULPO FAZ FOTOGRAFIA LIFESTYLE? 

 

 

Fonte / imagens: Sunsplash

elpulpo